Insegurança, o sentimento predominante da população carioca, por Val Carvalho

Publicado em seu perfil no Facebook.


Pesquisa do Datafolha sobre a cidade do Rio de Janeiro revela que 72% aceitam a ideia de mudar da cidade em razão da violência. Se juntarmos a essa insegurança, o desespero do desemprego, do não pagamento de salários e aposentadorias dos funcionários e da redução do atendimento público de saúde, então teremos o quadro completo do estresse do carioca. O apoio a Pezão vale um Temer, ou seja, 3%. A popularidade de Crivella derreteu, e seu apoio se dá apenas por motivos religiosos, com os pentecostais e principalmente os neopentecostais ainda o defendendo.

Outros dados da pesquisa mostram que 89% acham que a polícia é corrupta, e temida por 67% da população. Para os que ganham até 2 salários mínimos esse índice é de 70%, e os que estão acima de 10 salário mínimo, o índice cai para 57%, mesmo assim ainda a maioria.

Quando 72% dizem que aceita mudar de cidade, isso expressa um sentimento de impotência contra a violência tanto dos bandidos quanto da polícia. Sem um debate democrático sobre as causas reais da violência e com a manipulação midiática tentando empurrar a população mais para a direita, 83% passam a defender a convocação das Forças Armas como último recurso, ainda que 52% ache que isso não resolve em razão das experiências infrutíferas.

Essa pesquisa da cidade do Rio é um retrato do Brasil de hoje, onde o retrocesso social assume formas de violência institucional, política, social e criminal, da grande mídia, de políticos corruptos, inclusive o presidente golpista, de bandidos e de setores da polícia e do judiciário. Onde as próprias Forças Armadas ensaiam fazer nova violência armada contra a Constituição, como no golpe militar de 1964.


Val Carvalho é militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT).

Nenhum comentário: