ATENÇÃO NAS PRÓXIMAS MANOBRAS EM BRASÍLIA


Os partidos de oposição - ou os golpistas PSDB, Democratas e Solidariedade - colocam em prática nesta semana um plano que visa preservar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB RJ), ao mesmo tempo em que salva o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Ao que parece se chegou a um consenso, entre oposição e mídia, de que o golpe é inviável tendo à frente um parlamentar com tantas acusações de corrupção e de interferência em investigações. Basta ler os editoriais de O Globo de sábado (12), onde este disse que "o prazo de validade de Cunha acabou"; e da Folha de S.Paulo no domingo (13), onde o jornalão também embarca no ‪#‎ForaCunha‬, mas com um impeachment "limpo".


A estratégia é que Cunha renuncie ao cargo, salvando o mandato, para que depois se convoque novas eleições e seja eleito Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), dando sequência ao processo. O plano envolve uma pena mais branda para Cunha no Conselho de Ética da Câmara. Ao invés da cassação do mandato, estuda-se uma suspensão de 90 dias da presidência da Casa. Uma possível renúncia de Cunha ao cargo pode se dar nesta terça (15), dia em que pode ser aberto novo processo contra ele, após a escolha de um novo relator.

Jarbas Vasconcelos destaca com frequência que Cunha atrapalha o processo de impeachment. O que se fala em Brasília é que o acordo já estaria adiantado e com o aval do próprio Cunha.

Vamos aguardar os movimentos de amanhã (15).

Abraços,
Daniel Samam

Nenhum comentário: