O Dia da Liberdade


Há 42 anos, no dia 25 de abril de 1974, explodia a Revolução dos Cravos, que derrubou o nefasto regime salazarista em Portugal, de forma a restabelecer as liberdades democráticas, promovendo transformações sociais no país. A senha para o início do movimento foi dada à meia-noite através de uma emissora de rádio, e a senha era uma música proibida pela censura, "Grândula Vila Morena", de Zeca Afonso. (ouça aqui).

Após o golpe militar de 1926, foi estabelecida uma ditadura no país. No ano de 1932, Antônio de Oliveira Salazar tornou-se primeiro-ministro das finanças e ditador que instalou um regime inspirado no fascismo italiano.

Derrubada a ditadura e estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República. Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de Abril, denominado como "Dia da Liberdade".

Viva a Revolução dos Cravos!!
‪#‎FascistasNãoPassarão‬

Abraços,
Daniel Samam

Nenhum comentário: