A crise do Estado do Rio de Janeiro só afeta o lado mais fraco.


É impressionante e até comovente a vista grossa com que a maioria esmagadora da imprensa e da própria sociedade (esta, vítima da má informação passada pela imprensa) tem para com as lambanças feitas pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. Mas, mesmo assim, insisto e convido a todos(as) a conhecer algumas das diversas proezas do Governo Pezão (PMDB-RJ) e que explicam o déficit nas contas públicas do nosso Estado. Obs: e essa historinha de déficit na previdência é conto da carochinha, tanto a nível estadual, como federal). 

Vamos lá que a lista é grande:

- 35 milhões de isenção fiscal para empresas;
- 58 milhões para reformar os palácios;
- 760 milhões para Ambev;
- 53 milhões gastos em propaganda e marketing do governo do Estado;
- 3,8 milhões para Organizações Sociais (OSs);
- 600 milhões em subsídios fiscais para Cervejaria Petrópolis, o quinto maior grupo econômico em doações para campanhas de deputados estaduais do RJ e que doou 12 milhões de reais só para o PMDB/RJ, partido do Governador;
- 39 milhões para pagar dívida da SuperVia (empresa privatizada) com a Light (empresa também privatizada);
- A contribuição previdenciária dos servidores provavelmente vai passar de 11% para 14%, o que vai reduzir consideravelmente o rendimento líquido do trabalhador.
- O Secretário Estadual de Fazenda, Julio Bueno, LIBEROU R$ 5,3 MILHÕES para o Banco Bradesco apenas disponibilizar no seu site as guias de pagamento do IPVA de 2016. A medida que respalda o pagamento já foi publicada no Diário Oficial. Ah, e não custa nada lembrar que o Bradesco já tem todas as contas do Estado do Rio.
- No pacote de ajuste fiscal que o governador Pezão apresentou ontem (2) na ALERJ, um dos projetos abre caminho para o corte de subsídios concedidos a concessionárias de transporte. O benefício existe para que os usuários do bilhete possam fazer até duas viagens desembolsando menos do que se pagassem a tarifa separadamente. Se a proposta for aprovada, subirão as passagens de ônibus e vans intermunicipais, barcas, trens e metrô (neste, apenas na integração com outro meio de transporte).

Tento ouvir as panelas, mas não consigo...

Nenhum comentário: