Nota da Frente Brasil Popular - RJ sobre o aumento das passagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro


Os moradores do Rio de Janeiro receberam uma péssima notícia no inicio de 2016. A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado anunciaram, na virada do ano, um novo aumento acima da inflação, das tarifas dos transportes públicos. Aumentou o valor do bilhete único e as tarifas de ônibus municipais, estaduais, trens e barcas. Aumentos que surgem num contexto em que o transporte público continua de péssima qualidade, em que a mobilidade dos trabalhadores é cada vez mais dificultada, que o emprego dos trocadores é ceifado pela nefasta dupla-função e que os lucros das empresas de ônibus atinge níveis absurdos.

Além das frotas lotadas, a falta do ar condicionado prometido há anos, o corte das linhas que ligam a zona norte à sul e o descaso para com a zona oeste, a realidade do transporte público da capital fluminense é de constantes assédios às mulheres trabalhadoras e estudantes restringindo o espaço público e contribuindo para a insegurança dessas mulheres. Tal realidade não é acompanhada de políticas públicas de conscientização dos cidadãos, refletindo uma total omissão do poder público da cidade e estado do Rio de Janeiro.

Não podemos nos silenciar diante de uma prefeitura que onera o cidadão e dá prazos cada vez mais generosos para os empresários renovarem suas frotas. Não podemos aceitar de braços cruzados mais um aumento que impacta diretamente no orçamento de nossas famílias. Os salários não foram reajustados acima da inflação.

Salientamos que, desde o ano passado, o Tribunal de Contas do Município (TCM) determinou a redução do preço das tarifas. Os empresários de ônibus já recebem milhões de isenções no ISS e no IPVA, não podemos aceitar que além de tudo isso, seu lucro ainda seja ampliado às custas do suor do trabalhador e da trabalhadora. Essa postura de aumentar as tarifas na calada da noite se reproduz em outros municípios e estados.

Nos posicionamos contra o aumento das tarifas e convocamos todos a participar do ato na Cinelândia, dia 8 de Janeiro de 2016. Exigimos a pratica da tarifa zero, experiencia bem sucedida em outros municípios. A redução do preço das passagens e melhorias na política de transportes públicos já!

Não ao aumento abusivo! 

Tarifa zero já! 

Melhoria nos transportes públicos! 

Frente Brasil Popular - RJ.

Nenhum comentário: