A polícia que mais mata no mundo, é coisa nossa...


De todos os homicídios registrados no Brasil, 15,6% os autores são policiais. E o perfil das vítimas permanece: jovens negros.



A polícia brasileira é a que mais mata no mundo, revelou o relatório da Anistia Internacional, divulgado nesta segunda-feira (07). De acordo com o levantamento, a força policial lidera o número de homicídios dentre todas as corporações do planeta.

Apenas no ano passado, 15,6% dos homicídios registrados no Brasil tinham como autor um policial. Em 2012, foram 56 mil homicídios cometidos pelos agentes de segurança. A maioria desses crimes, mostra o estudo, são de pessoas já rendidas, que foram feridas ou alvejadas sem qualquer aviso prévio.

Outro dado já denunciado por organizações como a Human Rights Watch mostra que o passar dos anos não alterou quem são as vítimas: “assassinatos cometidos por policiais tem tido um impacto desproporcional na juventude de homens negros”.

Só no Rio de Janeiro, 99,5% das pessoas assassinadas por policiais entre 2010 e 2013 eram homens, sendo 80% negros e 75% com idades entre 15 e 29 anos.

Outra informação certificada pelo relatório, que inclui 220 investigações envolvendo homicídios cometidos por policiais no Brasil desde 2011, a maioria dos autores dos disparos nunca foi punida. Dos 220 casos, 183 investigações não tinham sido, sequer, concluídas.

‪#‎DesmilitarizaçãoJá‬
Abraços, 
Dainel Samam

Nenhum comentário: