Começou a entrega do nosso Pré-sal
A Petrobras anunciou hoje (29) que seu Conselho de Administração aprovou a venda de participação no bloco exploratório BM-S-8 para a norueguesa Statoil, por um preço base de 2,5 bilhões de dólares. Uma pechincha, convenhamos.
No bloco, está o prospecto exploratório de Carcará, no pré-sal, uma das grandes descobertas de petróleo no mundo nos últimos anos. A Petrobras já havia informado anteriormente que testes comprovaram a alta produtividade na área. Daí pergunto porque vender uma área de alta produtividade?!
A resposta é que esta negociação está dentro do plano de desinvestimentos da estatal, que busca vender ativos para fazer frente a uma "enorme dívida", diante de um cenário de fracos preços do petróleo.
A Petrobras informou que a primeira parcela do valor negociado, correspondente a 50% do preço total (U$1,25 bilhão), será paga no fechamento da operação pela subsidiária brasileira da norueguesa Statoil. O restante do valor será pago através de parcelas contingentes relacionadas a eventos subsequentes como, por exemplo, a celebração do Acordo de Individualização da Produção (unitização).
O BM-S-8 está localizado na Bacia de Santos e é atualmente operado pela Petrobras (66%) em parceria com a Petrogal Brasil S/A. (14%), Queiroz Galvao Exploraçao e Produçao S/A (10%) e Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%).
Clicando no link aqui, matéria do O Globo com tom positivo sobre a venda de uma das nossas maiores riquezas, como se a Petrobras estivesse interessada em seu próprio desmanche.
É chamar o povo de burro.
Escárnio. Canalhas.
#ForaTemer #ForaEntreguistas #OPréSalÉNosso
Abraços,
Daniel Samam
Nenhum comentário: