Moro X Bolsonaro, por Vivaldo Barbosa


Dias tormentosos. Tormentosos na pandemia, tormentosos na política.

O povo brasileiro vive agora o dilema: confiar em Moro - Moro merece confiança? Falou a verdade? Ou confiar em Bolsonaro, com todas as suas estripulias, doidices,irresponsabilidades? Moro não merece confiança alguma. Bolsonaro merece muito pouca, embora mais sincero, mais humano.

Moro não apenas saiu do Ministério por discordar da troca do Diretor da PF. Saiu atirando: fez diversas acusações a Bolsonaro: atos ou intenções de ilegalidades, mentiras. Poderão, se apuradas e comprovadas, determinar o afastamento de Bolsonaro. Era tão amigo e serviu a Bolsonaro para dar nisso, terminar assim?

O PGR Aras já pediu de imediato abertura de investigações contra Bolsonaro. Isto é um plano, coisa orquestrada ou o que é isso?

Bolsonaro fez pronunciamento equilibrado, o que não é normal nele. Respondeu a diversas acusações, reuniu todo o Governo em torno dele, inclusive todos os militares, jogou a questão da facada como cortina de fumaça, como sempre faz.

Moro fez uma confissão estranha: teria pedido a Bolsonaro uma pensão para a família para sair da Magistratura e aceitar o Ministério. O que é isso? Pensão é prevista em lei, dentro do sistema previdenciário, decorrente de contribuições. Uma coisa só para ele e família? Seria paga pelo Tesouro, ou por empreiteiras ou pelos banqueiros? Coisa mais desonesta e safada!

Moro acusou Bolsonaro de pedir proteção para os filhos, especialmente para o Carlos. Deve ter acontecido.

Bolsonaro acusou Moro de ter tentado chantageá-lo para ser nomeado para o STF em troca da substituição do Diretor da PF. Deve ter acontecido.

O povo brasileiro está assistindo a uma discussão dessas! Onde o interesse público? Onde a prática da alta política?

Dias tormentosos, tristes dias.
___________________________________________________

Vivaldo Barbosa é advogado, professor e político. Foi deputado federal constituinte em 1988.

Nenhum comentário: