Nota: Ataque ao Armazém da Utopia


Na manhã desta sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019, em ato de força, sem apresentar mandado ou ordem judicial, de forma ilegal, a Companhia Docas do Rio de Janeiro arrombou o nosso portão lateral, invadiu o nosso espaço de trabalho e colocou um cadeado no Anexo do Armazém da Utopia impedindo a Companhia Ensaio Aberto de trabalhar.

Depois de um dia inteiro de intensa mobilização de companheiros e companheiras da classe artística, dos movimentos sociais, dos nossos espectadores e contando com a atuação fundamental dos mandatos de diversos parlamentares, bem como de gestores públicos dos três níveis de poder – municipal, estadual e federal - e em parceria com a Comissão dos Direitos Humanos da OAB, eis o resumo dos fatos:

- A Companhia Docas recuou na invasão ilegal iniciada às 10h30 da manhã e reabriu o Anexo do Armazém da Utopia por volta das 19h para que a Companhia Ensaio Aberto e os trabalhadores do Armazém da Utopia retomassem suas atividades.

- Depois de horas de reunião entre a Companhia Docas e a direção do Armazém da Utopia, foi feito um acordo verbal (não assinado), com todas as partes envolvidas, para negociar o impasse nos próximos 40 dias (20 dias renováveis por mais 20 dias).

Com a mobilização de hoje houve uma pequena trégua. É mais uma batalha da luta iniciada em 2010. Não abriremos mão dos nossos direitos e nem do nosso espaço de trabalho.

Agradecemos a todos que, com agilidade, participaram das mobilizações no Armazém da Utopia, na imprensa e nas redes sociais. Essa solidariedade foi fundamental.

Pedimos que se mantenham atentos. Faremos novos informes e convocações em caso de necessidade emergencial.

Utopia Resiste.

Trabalhadores e Trabalhadoras 
Companhia Ensaio Aberto e Armazém da Utopia.

Nenhum comentário: