O Sequestro, por Cristiano Lima


Com o descumprimento da determinação do Ministro do STF Marco Aurélio Mello, fica claro o compromisso de perseguição e estabelecimento de um Estado de exceção.

Um plano arquitetado por uma direita corrupta que distante do poder e aliada a uma elite que se sentia incomodada com a ascensão do pobre, protagonizaram a maior vergonha da história desse país: O golpe!

O resultado, foi um “Centrão” da direita caindo no abismo e o nascimento do ovo da serpente.

1 - O Sequestro

Com a perspectiva cada vez mais distante de renovar seu governo de atrocidades, o regime pró neoliberal que é a característica marcante do governo ilegítimo, vem buscando formas obscuras para dar segmento ao seu plano de entrega do país.

Sob acusações irreais, uma investigação  marcada por perseguições e confecções de provas e um julgamento de cartas marcadas, um cidadão brasileiro , político vem sendo mantido em cárcere com o único propósito  de inviabilizar sua candidatura e conseqüentemente sua vitória nas urnas.

Incontestavelmente juristas do mundo inteiro questionam o julgamento que deixa uma  ferida aberta sem cicatrização na carne da  democracia.  

Uma acusação feita a partir de um slide, que mais parecia trabalho de um aluno iniciante no cursinho de informática voltado ao pacote office, foi o ponta pé inicial para uma enxurrada de acusações baseadas em suposições.

Sem provas e com ajuda da mídia a confecção de denúncias era produzida em escala fabril. Estampas para jornais, revistas, series e é claro no repetido “boa noite” de segunda a sábado.  

Os últimos 2 anos podem entrar para a história como o período em que invalidou-se a Constituição Federal e que o Brasil viveu uma ditadura velada, escamoteada , no qual se tentou a todo custo ignorar a vontade do povo. - Anos antidemocracia.

Os olhares do mundo se voltam para o país  que em queda acelerada vai se aproximando do fundo poço, que  sob o controle de  verdadeiros algozes que se intitulam governantes promovem uma catástrofe social e econômica.

O clamor popular é estridente, as pesquisas apontam uma larga distância  entre Lula e qualquer outro candidato. 

Toda a verdade por trás da lava jato vem aparecendo, a aliança entre o legislativo judiciário e a mídia, um “tripé  do mal “, hoje, não consegue se firmar sobre o chão de areia, que sem firmeza não se  sustenta com as mentiras e provas sem consistência.

Estabelecer uma condição para a liberdade de um preso político, que reforço em dizer, injustamente, leva a interpretação de um pedido de resgate.

O resgate seria Lula negar seu amor e comprometimento com o povo, sua missão de reerguer uma nação que vem sendo despejada por entreguistas que colocam a disposição do apetite imperialista todo o nosso patrimônio.  

A indecência de impedir o desejo do povo através de um cárcere só elevou o eleitorado de Lula. Esse resultado se explica na certeza que a população tem do golpe e no resultado desse total assistencialismo ao neoliberalismo praticado por estes que de forma violenta e vergonhosa assaltaram a democracia.

O desemprego e o declínio econômico são resultados dessa política neoliberalista que vem  provocando a sangria da nação.

Nos braços do povo

Lula vem mais forte do que nunca, as pesquisas mostram a possibilidade  de vencer no primeiro turno.

Imaginar que um homem como Lula se curvaria e esqueceria toda a sua luta e compromisso com a nação que o ama e confia na sua capacidade de reverter o atual quadro criado por esse governo ilegítimo é no mínimo uma ingenuidade.

Lula virou sinônimo de desenvolvimento humano, deu cara nova ao Brasil e dignidade ao povo, se fez ouvir perante as grandes nações, e acima de tudo, promoveu a políticas assistencialistas a quem realmente precisa, ao seu povo!  

Um povo, que no rosto traz as marcas do sol, nos pés as talhas do chão e nas mãos os calos da luta diária.

É esse povo que te quer Lula, que acredita em você, que sentiu na pele o amparo de seu governo.

2- A ONU não pediu um favor. É uma determinação!

A condição atual do ex-presidente Lula, que é  mantido como preso político, é  uma ferida que vai deixar uma cicatriz vergonhosa em nossa história.

Após passarmos por um regime ditatorial que perseguiu, torturou e assassinou centenas de pessoas que lutavam por liberdade, a prisão injusta de Lula, nos faz temer pelo futuro do nosso país e da democracia.

O embrião de toda essa selvageria está e sempre esteve na formulação de calúnias, e ataques que são produzidos sistematicamente por uma mídia que não está preocupada em noticiar,  mas em fabricar notícias. Ela conta com seus apresentadores que, diga-se de passagem, são excelências na arte de encenar, se mantêm fiéis na tarefa diária de deturpar ou esconder qualquer fato que seja contrário aos seus interesses obscuros.

No último dia 15 DE Agosto de 2018, o Brasil se movimentou em massa no lançamento da candidatura de Lula, fato esse que mobilizou milhares de pessoas de todos os cantos do país, mas para a mídia golpista o evento não teve relevância. Não diferente, mais uma vez, no dia em que a ONU determina a participação de Lula nas eleições, seu comportamento foi o mesmo.

Esconder da população é  seu dever!

Diante do desejo de todo um povo que exige o direito de votar em seu candidato, somando a todo o escândalo da farsa de um julgamento que se valeu de fraudes processuais, perseguição e onde não se conseguiu provar a culpa do acusado, a ONU proferiu um documento em que faz uma determinação favorável à Lula pela condição de disputar em total igualdade de condições  na corrida presidencial. 

Isso garante a ele o direito justo de participar de debates .

Todavia, a mídia golpista que tem, como já dito antes por mim em outros textos, atividades principal a fabricação de notícias e deturpação de fatos, já  fez o seu papel.

Tentando, mais a vez, enganar o povo colocou o documento da ONU como um “pedido”!

Ora, não é  preciso muito entendimento para que àqueles que leiam o documento entenderem que ali se trata de um requerimento, ouseja, deve ser cumprido!

O alicerce de mentiras não consegue manter erguido o golpe que já havia estremecido com o festival Lula Livre e balançado pela marcha à Brasília.

Com  a decisão da ONU, que permite ao candidato à presidência  Luis Inácio Lula da Silva participar dos debates e disputar as eleições, um silêncio toma conta do judiciário que agora, contra a parede, faz essa estrutura golpista se inclinar para uma queda vergonhosa.

O desejo popular pela condição de Lula em disputar as eleições, nada mais é  que um direito assegurado e oxigênio ao Estado democrático que vem sendo tão violentado.

No dia seguinte, nenhuma notícia de capa. Um fato que para qualquer jornalismo sério e imparcial devia ser noticiado de forma clara, respaldado na verdade.

Porém só está preocupada em divulgar os pedidos de impugnação à candidatura  de Lula, que não é surpresa, realizados pelo MBL, que dispensa apresentações devido a seu caráter e toda a sorte de golpistas.

3- A facada foi no pobre!

O entusiasmo daqueles que apoiavam fervorosamente a campanha de Jair Bolsonaro a Presidência da República não é o mesmo depois que os seu candidato foi eleito.

Dentro desta observação podemos destacar dois pontos como causadores da tímida e recolhida alegria:

Muitos eleitores foram doutrinados nas igrejas e/ou através das fake News que invadiam as redes sociais. Esses eleitores viveram a política somente na metade do segundo tempo da disputa. São chamados de “massa de manobra”.

Esse contingente pode ser entendido como um exército de reserva do poder neoliberal.

Como assim?

A política neoliberal engessa propositalmente a possibilidade do povo se desenvolver criticamente, o que para sua tentativa inescrupulosa de busca ao poder seria uma ameaça.

O segundo ponto vai direto aos eleitores que acreditavam na proposta de crescimento e honestidade. Ignorando qualquer comportamento preconceituoso e de ódio expelido pelo candidato.

A essa camada de eleitores começa a ficar nítida a decepção a partir do:

Entrosamento e elogios ao golpista Temer, a quem já sinalizou um convite na participação no governo;

Convite de um condenado por caixa 2 ao governo, como Ministro;

E agora, a saída dos médicos cubanos, após declarações truculentas e questionadoras quanto à capacidade dos médicos.

- É bom destacar, aqui, que os médicos cubanos atendiam onde médicos brasileiros se recusavam ir. Cantos longínquos e áreas de risco. 

Se durante a corrida eleitoral os simpatizantes encontravam uma pista reta onde corriam de olhos vendados, guiados por pastores e fake news, agora, depois do resultado e já com olhos descobertos encontram curvas sinuosas e cheias de obstáculos. 

Se a simpatia com Temer é um tapa na cara dos que relutaram em acreditar na congruência de ideais e idéias entre os dois. A sangria provocada na saúde, de forma direta, é uma verdadeira punhalada nas costas daqueles que foram doutrinados e guiados para a beira do precipício.
______________________________________________________

Cristiano Lima é Educador, graduando em Geografia pela UERJ/CEDERJ e Escritor.

Nenhum comentário: