Quatro pitacos sobre os últimos acontecimentos no Brasil, por Daniel Samam

Publicado no meu perfil no Facebook.

1. O Poder Judiciário a cada dia mais na contramão da Justiça: no mesmo dia, ontem (8), em que o Tribunal de Justiça do Rio negou o Habeas Corpus (HC) à Rafael Braga por preconceito de cor e de classe, a Justiça Federal suspendeu o processo contra os envolvidos (Samarco, BHP Bllington e Vale) no rompimento das barragens em Mariana-MG, o maior crime ambiental da História do Brasil, nesse caso, por solidariedade de classe.

2. Ainda sobre a abjeta "esquerda democrática": a) defende black blocs, mas o ovo no Dória é fascismo; b) defende que a esquerda se unifique contra o golpe, desde que o PT seja superado; c) defende as revoluções coloridas e primaveras pelo mundo (Egito, Ucrânia, Junho de 2013 no Brasil, etc.), mas fica em cima do muro quanto à Venezuela, deixando claro a vontade primordial de ser aceita pelos setores médios da sociedade.

3. A vendeta neoliberal e sua agenda de desmonte do Estado brasileiro para os investimentos e diminui a arrecadação. Daí, querem aumentar impostos para pagar divida com bancos e rentistas. Só no primeiro semestre de 2017, Itaú, Bradesco e Santander apresentaram um lucro 17% maior que o primeiro semestre de 2016. Aí, somos obrigados a ouvir os "especialistas" afirmarem na grande mídia que os altos juros no Brasil derivam da alta carga tributária. Conto da carochinha. Se isso fosse verdade, as taxas de lucro dos bancos não continuariam crescendo vertiginosamente. 

4. Precisamos polarizar e muito. Sim, só há dois lados no Brasil. O que está contra o trabalhador e o Estado indutor, a favor dos bancos e do rentismo; e o que está a favor de um projeto de nação e da defesa dos direitos sociais. Ou seja, de um Brasil democrático, justo e soberano para todas e todos. Diretas, Já!


Abraços,
Daniel Samam

Nenhum comentário: