Sobre o ato contra a PEC 241, a irresponsabilidade dos adeptos da tática Black bloc e a falta de comando nos atos


Muitas bombas de efeito moral foram atiradas contra todas e todos na Cinelândia, no ato de ontem (17) contra a PEC 241, do teto de gastos. A PM foi truculenta, pra variar. Foram capazes de jogar bomba dentro do restaurante Amarelinho, que estava lotado de pessoas que se amontoavam em busca de proteção das bombas.

Sobre a violência policial, vamos lembrar da 3ª lei de Newton: "A toda ação há sempre uma reação de igual intensidade e sentido oposto". E tem um ponto muitíssimo importante que também não deve ser esquecido: como as ações do ser humano não são regidas unicamente pelas simples leis da Física, a reação sempre vem com maior intensidade pois ela vem de acordo a a infeliz, perversa e medíocre "lei do mais forte".

Mas, camaradas, vamos problematizar: pra nós do campo de esquerda, mais do que a PM em si, é de nossa obrigação e dever em lidarmos com os irresponsáveis e inconsequentes da FIP (Frente Independente Popular), composta pelas organizações MEPR (Movimento Estudantil Popular Revolucionário) e da FIST (Frente Independente dos Sem Teto) que utilizam a tática Black Bloc nos atos de rua.

Nossos partidos, organizações e entidades não podem mais tolerar essa turma que se acha a vanguarda dos movimentos populares atrapalhando os atos de rua. Os atos devem ter comando, e este impedir os adeptos da tática Black bloc de participarem e, se insistirem, que sejam expulsos à força. Esses moleques são nossa responsabilidade. Devemos garantir a integridade das pessoas, de nossos militantes, todas e todos que não participam e nem são adeptos dessa tática ficarem no meio do fogo cruzado é atitude irresponsável.

Na França, por exemplo, muitas vezes existem seguranças colocados pelos sindicatos, para impedir que grupos caóticos e despolitizados se aproveitem da confusão de uma manifestação. Depois de inúmeros casos de roubos e saques tiveram que adotar essa medida drástica. Uma pena, é claro.

A PEC 241 já havia sido aprovada em votação de 1º turno na Câmara dos Deputados. Daí, pergunto: por que não havia uma chamada pra um ato já engatilhada pelas centrais sindicais e pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo? Por que permitimos o amadorismo de meros internautas, desconhecidos, desorganizados e despolitizados puxarem algo tão importante? Nosso imobilismo e capacidade de reação preocupam.

Ah, e é certo que a campanha do Freixo deveria se posicionar em inteiro e completo repúdio ao ocorrido ontem (18), na Cinelândia. Certamente, a campanha do Crivella irá se posicionar e usará de toda essa lambança, sem trégua, contra o Freixo.

Política se faz gerindo as divergências em prol das convergências. Esqueçam junho de 2013!

Ato tem que ter comando!

Abraços,
Daniel Samam

Um comentário:

  1. Pela sua exposicao, Voce tem toda a razso. Mad em que momento os blacks entraram? Ate onde acompanhei edtava na paz, jandira falou, nao percebi os garotos do black.

    ResponderExcluir