A resposta do justiceiro Moro a Cerqueira Leite

Camaradas, vale muito a pena ler a carta publicada pelo justiceiro Sérgio Moro, em contestação ao artigo do renomado físico Rogério Cerqueira Leite, publicado ontem (11) na Folha de S.Paulo e que este blog também publicou (releia aqui). Tirem suas próprias conclusões:

"Lamentável que um respeitado jornal como a Folha conceda espaço para a publicação de artigo como o 'Desvendando Moro', e mais ainda surpreendente que o autor do artigo seja membro do Conselho Editorial da publicação. Sem qualquer base empírica, o autor desfila estereótipos e rancor contra os trabalhos judiciais na assim denominada Operação Lava Jato, realizando equiparações inapropriadas com fanático religioso e chegando a sugerir atos de violência contra o ora magistrado. A essa altura, salvo por cegueira ideológica, parece claro que o objeto dos processos em curso consiste em crimes de corrupção e não de opinião. Embora críticas a qualquer autoridade pública sejam bem-vindas e ainda que seja importante manter um ambiente pluralista, a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveriam ser evitadas, ainda mais por jornais com a tradição e a história da Folha.

Sergio Fernando Moro, juiz federal (Curitiba - PR)"

Uma observação: a resposta de Moro é a confirmação da crítica feita a ele: sobre uma arrogância tal, o justiceiro só tem uma linguagem - a da ameaça (no caso, a de censura). Dada a resposta, confirma-se o diagnóstico do ótimo artigo do Cerqueira Leite e que o déspota sentiu a estocada.

E segue o baile.

Nenhum comentário: