URGENTE: MINISTRO DA JUSTIÇA DECIDE INTERVIR NA APURAÇÃO DOS ASSASSINATOS DOS SEM TERRA NO PARANÁ

O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, decidiu que o governo federal irá intervir na apuração do assassinato dos sem terra em Quedas do Iguaçu.

Veja a nota do Ministério da Justiça: "O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, determinou à Polícia Federal - PF a instauração de inquérito para apurar os fatos ocorridos no município de Quedas do Iguaçu, região oeste do Paraná, onde ocorreram duas mortes durante conflito entre trabalhadores rurais e policiais. O ministro da Justiça determinou ainda providência para o envio da Força Nacional para a região. Brasília, 8 de abril de 2016."

A intervenção federal no caso foi solicitada pelos advogados do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Um deles, Claudemir Torrente, disse hoje à tarde que são evidentes os sinais de que a polícia do Paraná já está fraudando a perícia dos corpos dos sem terra mortos: "O laudo do exame cadavérico apontando a causa mortis, pelo menos numa das pessoas é de que teria sido um tiro no abdômen. No entanto, as pessoas que foram fazer o reconhecimento do corpo no IML viram disparo de arma de fogo na cabeça com saída na nuca".

A solidariedade às famílias e ao MST chega de todas as partes do país e do mundo. Partidos, movimentos sociais e pessoas de todos os cantos enviam notas de apoio. Neste sábado, às 9h30, haverá um Ato Nacional em Defesa da Reforma Agrária, em protesto contra as mortes e solidariedade às famílias, na principal praça de Quedas do Iguaçu. A cidade está praticamente sitiada pela PM, e o MST espera que com o envio das tropas federais o clima de tensão e mesmo terror possas ser superado.

De Quedas do Iguaçu, Leandro Taques, do Jornalistas Livres, e Ednubia Ghisi, do Brasil de Fato.



Nenhum comentário: