BREVES INFORMES SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS

...::: CÂMARA NÃO TEM VOTOS PARA IMPEACHMENT :::...

Bom dia a todos(as).

O levantamento feito pelo Instituto De Pesquisas Datafolha no período de 21/03 a 07/04 entre os parlamentares aponta que 60% deles dizem que darão votos favoráveis ao impeachment de Dilma Rousseff. 

O número, no entanto, é insuficiente para que se aprove o processo: o impeachment da presidente teria hoje 308 votos, 34 a menos que os 342 necessários (67% da Câmara) para que a ação seja levada ao Senado. A pesquisa revela que 21% dos deputados são contra o processo de impeachment e 18% ainda estão indecisos.

...::: SOBRE A SAÍDA TSE :::...

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral - TSE avaliam que é mais provável que as ações que pedem a cassação da chapa da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer sejam julgadas apenas no início de 2017. 

A instrução processual da principal ação ainda não começou, por conta de pedidos do PSDB para a inclusão de novos fatos da Lava Jato no processo, com a prisão do marqueteiro João Santana. A relatora do caso, a ministra Maria Thereza de Assis Moura deixa o TSE em setembro de 2016.

Aos que desejam eleições gerais - à esquerda e à direita -, essa avaliação dos ministros do TSE é um banho de água fria.

...::: CAI A MÁSCARA LEGALISTA DE JANOT :::...

O parecer da Procuradoria-Geral da República defendendo a anulação da posse do ex-presidente Lula como Ministro-Chefe da Casa Civil é um forte indicativo de que Rodrigo Janot pedirá autorização do Supremo Tribunal Federal para investigar 
Dilma Rousseff. 

O Procurador-geral diz que a nomeação e a posse foram praticadas com a intenção de tumultuar o andamento da operação Lava Jato. O jornalista Luis Nassif alerta com perspicácia: "A mudança de posição de Janot é simples de decifrar, desde que se entenda que o alvo final não é Lula: é Dilma. Se há indícios de “desvio de finalidade”, com a nomeação de Lula, a acusada, a agente ativa é Dilma, não Lula".

Abraços, 
Daniel Samam.

Nenhum comentário: